Sábado, 09 Julho 2016 10:04

UCMMAT: Vereadores tiram dúvidas em palestra sobre legislação eleitoral

altVereadores de diversos municípios de Mato Grosso estiveram nesta quinta-feira (07.07), na sede da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e participou da palestra sobre a nova legislação eleitoral, ministrada pelo advogado e presidente da Comissão de Direitos Eleitorais da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso, José Antonio Rosa.

Registro de candidatura, arrecadação, gastos e prestação de contas foram temas abordados pelo advogado. “São muitas dúvidas e não é culpa deles e sim da legislação que tem mudado muito, então a importância de se informar, como a UCMMAT está fazendo com seus vereadores é muito grande, porque é realmente um trabalho que tem que ser feito por todos, e o Judiciário, Ministério Público e os advogados tem tentado fazer isto em todo o estado”, disse Rosa.

O presidente da UCMMAT, vereador Wellington Campos, conhecido como Barracão, ressaltou a importância da palestra para os parlamentares. "A questão não é a mudança em geral e sim os detalhes delas, que confundem muito os pré-candidatos, e nestas eleições quem não ficar atento terá problemas em assumir o cargo. A UCMMAT como uma entidade representativa dos vereadores, viu a necessidade de orientar nossos associados, para que façam uma campanha consciente e dentro da legalidade", disse o presidente.

O evento contou com a presença de vários presidentes de Câmaras, entre eles o presidente da Câmara de Nova Brasilândia, Flávio Santos Magalhães. “Foi essencial para o vereador ter este conhecimento básico do que vai acontecer no âmbito jurídico nestas eleições, como preparar o orçamento para fazer uma campanha dentro das normalidades e não ser pego pelo TRE. A UCMMAT está de parabéns, por trazer este palestrante de alto gabarito”, salientou Magalhães.

Já o vice-presidente da Câmara de Querência, vereador Valdenicio Anjos da Silva, o Vavá, parabenizou a iniciativa da UCMMAT em promover um debate sobre a nova legislação. “Eu acredito que esta palestra veio de encontro com as nossas necessidades, o que a UCMMAT está fazendo é muito bom, orientar para que o parlamentar não tenha seu registro de candidatura cancelado”, disse.

O vereador Roberto Carlos, presidente da Câmara de Nova Maringá salientou que mesmo sendo vereador pelo quinto mandato, as dúvidas são grandes. “Houve tantas mudanças, que mesmo com a experiência de campanhas que tenho se não cuidar, posso não garantir uma cadeira no legislativo. A palestra foi muito proveitosa e tirei muitas dúvidas”.

“Quero agradecer ao presidente da UCMMAT, vereador Barracão pela iniciativa, foi uma palestra com informações muito importante para nós vereadores, ele esclareceu um ponto que eu tinha muita dúvida, quanto à abertura de contas e foi muito esclarecedor”, disse o presidente da Câmara de Diamantino, Jozenil  da Costa Lube.

Fonte: Dayane Senna - Ascom/UCMMAT