Quarta, 12 Novembro 2014 10:38

Prefeitura de Indiavaí promove Campanha Novembro Azul

alt

A Prefeitura Municipal de Indiavaí, realiza através da Secretaria de Saúde Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata. Durante todo o mês, homens a partir dos 40 anos poderão solicitar nas unidades municipais de saúde o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), e efetuar a coleta de sangue.

O secretário de Saúde Gean Clerice Gomes, informou que o município desenvolve uma ampla campanha, com iluminação da unidade de saúde pública na cor azul, para chamar atenção dos homens quanto a importância da prevenção.

Gean Gomes informou ainda que sexta-feira, (14), será promovida uma passeata com a participação de alunos e professores, percorrendo as ruas da cidade.

De 18 à 28/11 – Exame de PSA na Unidade de Saúde do Município;
Dia 21/11 (sexta-feira) – Palestra no Auditório da Câmara Municipal;
Dia 22/11 – (sábado) Torneio entre equipes do Município.

O prefeito Valteir Quirino dos Santos destacou a importância da conscientização dos homens através da Campanha Novembro Azul. “Muitas doenças podem ser evitadas com diagnóstico precoce”, disse ao informar que simultaneamente também está sendo realizada a Campanha de combate à Dengue.

O secretário de Saúde informou que o Município tem alcançado a meta de prevenção, registrando índice praticamente zero de casos confirmados de dengue. “Dia 12 será o dia “D” de combate à dengue e vamos promover uma grande mobilização”, afirmou.

Saiba mais

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.

Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Fonte: Popular Online